Segurança da Informação
A FIBRASIL, uma empresa autorizada pela ANATEL a prestar o Serviço de Comunicação de Multimídia – SCM, atua na prestação de serviço de exploração industrial de rede FTTH neutra, prestando seus serviços exclusivamente para outras empresas prestadores de serviços SCM que a exploram industrialmente para a oferta de conexão de dados a seus usuários finais.
Em sua operação, a FIBRASIL possui normas internas que buscam estabelecer condutas e procedimentos para a promoção da segurança cibernética em suas redes e serviços de telecomunicações prestados. Essas normas devem orientar a conduta de seus empregados e dos stakeholders que se relacionam com a FIBRASIL.
As ações da FIBRASIL para a promoção da Segurança Cibernética nas redes e serviços de telecomunicações devem buscar assegurar os seguintes princípios da segurança, legalidade, autenticidade, confidencialidade, disponibilidade, diversidade, integridade, interoperabilidade, prioridade, responsabilidade e transparência.
Os empregados envolvidos direta ou indiretamente na gestão ou no desenvolvimento das redes e serviços de telecomunicações da FIBRASIL devem atuar em Segurança Cibernética observando as seguintes diretrizes:
· Adotar normas e padrões e referências de boas práticas em Segurança Cibernética;
· Atuar com responsabilidade, zelo e transparência;
· Disseminar a cultura de Segurança Cibernética;
· Buscar a utilização segura e sustentável das redes e serviços de telecomunicações;
· Identificar, proteger, diagnosticar, responder e recuperar de incidentes de Segurança Cibernética;
· Empenhar esforços para mitigar os riscos cibernéticos;
· Respeitar e promover os direitos humanos e as garantias fundamentais;
· Empenhar esforços para que sejam adotados conceitos de security by design e privacy by design no desenvolvimento
e aquisição de produtos e serviços no setor de telecomunicações.
Com vistas a garantir um ambiente seguro, são desenvolvidos processos de capacitação e disseminação sobre o que é segurança cibernética, quais são os riscos envolvidos na operação e como cada área e colaboração deve agir diante de um incidente.
Além disso, há procedimentos e controles adotados para a identificação e a análise das vulnerabilidades, das ameaças e dos riscos associados à Segurança Cibernética e à continuidade dos serviços de telecomunicações.
São mapeados possíveis riscos de incidentes e de eventos que possam afetar a segurança do armazenamento de dados e desenvolvidos procedimentos e controles para mitigar as vulnerabilidades identificadas.
Além disso, existe um plano de resposta a incidentes.
Caso você tenha identificado algum incidente que afete potencialmente a FIBRASIL,
poderá entrar em contato por meio do e-mail incidentes@fibrasil.uwex.tec.br.
Lei geral de proteção a dados
A FIBRASIL é uma empresa que presta seus serviços exclusivamente para outras empresas prestadoras de serviços SCM
que a exploram industrialmente para a oferta de conexão de dados a seus usuários finais.
Mesmo não prestando serviço a usuários finais, caso haja atividade envolvendo algum nível de tratamento de dados pessoais,
elas são feitas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nº 13.709/2018.
Para mais informações, acesse Política de Privacidade e dos Termos de Uso da FIBRASIL.
Caso queira exercer algum dos direitos previstos na LGPD, ou tenha qualquer dúvida,
você deverá entrar em contato conosco através do e-mail: lgpd-fibrasil@fibrasil.com.br.